top of page

Academia da Polícia Civil celebra 40 anos com homenagens na sede da Delegacia-Geral em Belém


POR LUIZ CLÁUDIO OLIVEIRA (ASCOM PCPA) A Academia da Polícia Civil (Acadepol) celebrou, na quarta-feira (28/08), os seus 40 anos de fundação. Para marcar as comemorações alusivas de sua criação, na ocasião houve cerimônia de entrega de diplomas “Amigo da Academia da Polícia civil” para autoridades civis, militares e ex-diretores, em reconhecimento as relevantes contribuições prestadas a Acadepol.


A programação de abertura foi realizada no auditório da Delegacia Geral, iniciando às 8h e indo até as 12h. Na ocasião foi realizada a solenidade de abertura das festividades. A Acadepol é o órgão da Polícia Civil responsável pela formação, capacitação e especialização dos policiais civis e servidores administrativos da corporação policial.


No decorrer do evento foi assinada pelo delegado-geral Alberto Teixeira e a diretora da Acadepol Karina Figueiredo, a portaria que instituiu a nova identidade visual da Acadepol, bem como apresentado o novo uniforme dos alunos da academia. A identidade visual da Acadepol foi desenvolvida pela equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Polícia Civil, direcionado pelo designer Gráfico, Higor Palheta e a solenidade foi conduzida pela cerimonialista Fátima Andrade, da ASCOM PCPA. O delegado-geral presidiu a solenidade.


Durante a programação o delegado-geral Alberto Teixeira, parabenizou a delegada titular da Acadepol, Karina Figueiredo e o corpo docente, além dos demais representantes das instituições de segurança pública e parlamentares que ali encontravam-se compondo a mesa, o delegado-geral agradeceu ainda, aqueles que fizeram parte da história da Acadepol.


Sobre os 40 anos da Academia de Polícia Civil, Alberto Teixeira destacou a importância da preparação do futuro servidor e que a formação e o preparo é fundamental para que o profissional exerça seu papel por excelência, e que para isso foi instituída a Acadepol itinerante, que com o apoio do Grupo de Pronto-Emprego (GPE) tem levado treinamentos a policiais civis da capital e do interior do Estado. “Para um melhor desempenho da instituição se faz necessário que se estabeleça alguns critérios adotados relacionados ao papel do profissional policial civil”, enfatizou.


A titular da Acadepol, delegada Karina Figueiredo destacou, que embora apenas tenha 8 meses como diretora da Academia de Polícia, se sente muito honrada e privilegiada, pois nesse período pode perceber que o papel da Academia é de extrema importância para os profissionais da Polícia Civil, pois trata-se de uma diretoria voltada na formação e o cuidado em aprimorar os profissionais tecnicamente, fazendo com que a atuação do profissional, quer seja na área administrativa e operacional venha ser executada por excelência. Karina Figueiredo enfatizou, a qualidade do corpo docente da academia. “ O corpo docente é composto por muitos policiais da própria instituição que são altamente capacitados”.


Dentre os grupos Karina destacou o Grupo de Pronto-Emprego (GPE) tendo como coordenador Elzamo Lobato, que segundo ela, tem sido um grande parceiro por meio do treinamento tático dos policiais operacional. “Uma instituição, para que ela seja forte, se faz necessário que tal instituição se fortaleça de dentro para fora e a importância do líder, o delegado-geral Alberto Teixeira, tem sido fundamental no acontecimento da preparação desses profissionais, além dos demais parceiros que também contribuem para que esse momento ocorresse ”,salienta.


O primeiro diretor e fundador da Acadepol, instituída em 1979, o delegado Francisco Sales de Carvalho de 74 anos de idade, lembra com detalhes e muita alegria sobre a fundação da Academia. Segundo ele, primeiramente, com outros amigos delegados da época, teve que passar por uma formação na capital Fortaleza no Estado do Ceará.


“Ao retornar de fortaleza pensou-se em uma Polícia mais preparada, desta forma, veio a ideia da instituição de uma Academia de Polícia Civil no Estado do Pará, com a autorização, na época, do Secretário de Segurança Pública Estadual, Paulo sete Câmara, enfatizou". O delegado Francisco Sales, foi Coordenador do órgão por dois períodos, de 1980 a 1982, e novamente em 1995, no início, era o único professor da Academia de Polícia, onde usava a criatividade para ministrar variadas disciplinas aos alunos.


Durante a programação fizeram parte da mesa oficial : A Titular da Acadepol, delegada Karina Figueiredo, o Coronel QOPM, Renato Dumont, representando o comandante-geral da Polícia Militar, o Tenente Coronel Luis Arthu Teixeira Oliveira, representando o comandante -geral do Corpo de Bombeiro Militar, o Tenente Coronel QOBM Antônio Bentes da Silva, Diretor do IESP, o comandante da Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, Tenente Coronel QOPM Adenilso Fernandes Rodrigues Júnior, o deputado estadual Nilton Neves; o vereador Pablo Farah, representando a câmara Municipal de Belém, o diretor do CPC Renato Chaves Celso Mascarenhas; Julio Alejandro Quezada representando a Secretária de Estado de Articulação e Cidadania e a Superintendente da Fundação Carlos Gomes, professora Maria da Glória Caputo.


Enviado por walrimar em qua, 28/08/2019

5 visualizações
Notícias Recentes 
bottom of page